O Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim fez este repto na manhã desta quinta-feira 02 de Junho em Maputo, no decurso do Seminário sobre a segurança e saúde no trabalho por si dirigido, onde afirmou que há necessidade de pautar pelas medidas de segurança e saúde no trabalho para a prevenção de acidentes no ambiente laboral. O Chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo informou que, apesar dos esforços empreendidos na promoção da segurança e saúde no trabalho na Delegação da Inspecção.
Geral do Trabalho, só no ano de 2021, foram comunicados 139 acidentes de trabalho que resultaram em 4 mortes, 122 casos de incapacidade temporária, 10 casos de incapacidade permanente parcial e 3 casos de incapacidade permanente total.
Num outro desenvolvimento, Vicente Joaquim reiterou que é importante intensificar a acção pedagógica sobre as condições de trabalho nas empresas em defesa da dignidade no trabalho e as empresas devem dinamizar as comissões de higiene, segurança e saúde no trabalho, mantendo o contacto permanente com os empregadores e trabalhadores, visando a prevenção dos acidentes.
Por seu turno Lizete Zandamela, Secretária Executiva da Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO) em representação dos trabalhadores afirmou que, gostaria de ver elaborados e implementados por todas as empresas nacionais e estrangeiras que operam no país, sistemas de gestão de segurança e saúde que incluam a avaliação e gestão de riscos, obedecendo procedimentos de acompanhamento, visando a prevenção de acidentes de trabalho.
Recorde-se que esta efeméride está associada ao dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido pela Organização Internacional do Trabalho, celebrado a 28 de Abril, em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Este ano a evento decorreu sob o lema "Agir em conjunto para construir uma cultura de segurança e saúde positiva".