O Secretário Permanente do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social (MTGAS), Paulo Francisco da Silva Beirão, empossou esta terça-feira, 16 de Setembro, seis (6) secretárias executivas que serão afectas às diversas unidades orgânicas o sector. 
 
Intervindo na ocasião, Beirão explicou as particulares e a importância da missão que as empossadas passam a exercer:
 
“A função que hoje assumem exige profissionalismo, responsabilidade, confidencialidade e sobretudo espírito de missão. Exige igualmente visão estratégica, capacidade de antecipar necessidades e de criar soluções que melhorem a fluidez do trabalho”, disse Beirão. 
 
Segundo o SP do MTGAS, “o papel das Secretárias Executivas vai muito além do apoio administrativo. São suporte directo à gestão de topo, facilitando processos, optimizando rotinas e assegurando que as lideranças concentrem as suas energias na definição e execução de políticas públicas.”
 
Beirão citou com uma das responsabilidades das empossadas “a gestão de agendas e compromissos, a preparação de reuniões, a organização e o tratamento de documentação são apenas algumas das tarefas que, quando realizadas com rigor, contribuem no tomada de decisões, bem como a capacidade de manter uma comunicação clara, eficaz.”
 
Por fim, o SP do MTGAS concluiu a sua locução chamando à atenção das empossadas quanto às responsabilidades da função: “a função de secretária executiva exige elevado sentido de responsabilidade, rigor, profissionalismo e, sobretudo, a discrição.” DCI-MTGAS
 
ANEXO: LISTA DAS EMPOSSADAS:
1. Arsénia António Fumo, Secretária Executiva do SP;
2. Judite Augusto de Azevedo, Secretária Executiva da Direcção Nacional do Género;
3. Constância António Banze Manjate, Secretária Executiva da Direcção Nacional de Acção Social;
4. Aida Acácio Manjate Macamo, Secretária Executiva da Direcção Nacional do Trabalho Migratório;
5. Josefina José, Secretária Executiva da Direcção Nacional da Criança;
6. Mónica Bernardo Chitupila, Secretária Executiva do Gabinete Jurídico.