No âmbito do Alerta Vermelho decretado pelo Governo devido às chuvas intensas que assolam o país, a Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, dirigiu no dia 17 de Janeiro de 2026, na Cidade da Matola, a II Sessão do Comité Operacional de Emergência (COE).

O encontro teve como principal objectivo avaliar os impactos das chuvas intensas e das descargas das barragens, bem como reforçar a coordenação das acções de resposta no terreno, garantindo uma actuação articulada e eficaz.

Durante a sessão, foi igualmente apresentada a equipa do nível central, que passou a integrar os trabalhos na província, com vista à avaliação directa dos impactos das inundações e ao reforço da capacidade de resposta.

Após o encontro, a Ministra deslocou-se ao Distrito de Boane, onde visitou o ponto de evacuação do Bloco 2 e vários Centros de Acomodação, designadamente:

Bairro Filipe Samuel Magaia

Chinonanquila, na Matola Rio

Mulotane

Actualmente, a Província de Maputo conta com 12 Centros de Acomodação, que prestam assistência a cerca de 3.816 pessoas, com especial destaque para as famílias resgatadas na zona do Bloco 2, em Boane.

O Governo reafirma o seu compromisso em assegurar protecção, assistência e dignidade às populações afectadas, mantendo uma presença activa no terreno e respostas ajustadas às necessidades reais.