O Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela, visitou no dia 25 de Fevereiro corrente, os locais afectados pelas enxurradas das Localidades de Mahelane, Changalane-Sede, Michangulene e Impaputo, no distrito de Namaacha, Província de Maputo.

A Visita enquadra-se no âmbito da monitoria dos danos causados pelas cheias e inundações, decisão saída do Conselho de Ministros, onde Farnela faz parte da equipe destacada à Província de Maputo que é chefiada pela Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Joaquim Maibase.

O Dirigente, visitou a valeta de escoamento de águas fluviais entre os Bairros 1 e 2 na Localidade de Mahelane, o aqueduto destruído de Alto Enchisa e a ponte metálica arrastada sobre o rio Umbeluzi que liga Michangulene-Sede a Mafavuka-2.

E a nível do Posto Sede, Farnela escalou a ponte que desabou sobre o rio Nkalachane e ofereceu uma cadeira de rodas no Centro de Acolhimento de Impaputo a uma idosa.

Após a visita à aqueles locias, Farnela presidiu a I Sessão Extraordinária do COE-Nível Distrital onde Suzete Dança Nhangumele, Administradora de Namaacha, apresentou o Informe sobre o Ponto de situação de cheias e inundações naquele ponto do país.

O Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social saudou a pronta resposta que o Governo distrital e Parceiros deram a população afectada pelas cheias e inundações.

Recorde-se que as cheias e inundações tiveram início no dia 31 de Janeiro de 2023 e teve o seu agravamento nos dias 09 e 10 de Fevereiro, provocando a perda de vidas humanas, destruição de infraestruturas sociais e económicas e inundação de campos agrícolas.