A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, recebeu esta Sexta-feira, em audiência no seu Gabinete de Trabalho, o Director da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para Zâmbia, Malawi e Moçambique, George Okutho.
Trata-se de uma visita de cortesia que serviu de momento para passar em revista os vários projectos de cooperação entre Moçambique e OIT no domínio do trabalho e segurança social, com destaque para o Moztrabalha I que chegou ao seu término no ano transacto.
George Okutho reafirmou a continuidade do apoio que a OIT tem vindo a prestar e desta vez se compromete a financiar a fase II do Moztrabalha em 17 milhões de dólares americanos, o que representa um acréscimo de 8 milhões de USD em relação a fase I do mesmo projecto.
Este financiamento vai permitir a implementação de políticas que têm em vista a criação de mais postos de trabalho para os moçambicanos e a promoção do trabalho digno. Outra área de interesse mútuo da cooperação Moçambique-OIT é a produção de estatísticas que retratam fielmente o mercado moçambicano de trabalho. A título de exemplo, está em curso a mobilização de fundos para a realização do Inquérito à Força de Trabalho (IFTRAB).
Falando na ocasião, a titular da pasta do trabalho e segurança social disse que o Governo de Moçambique está alinhado com a agenda da OIT, sendo prova disso a ratificação de 8 convenções fundamentais e mais de uma dezena de convenções técnicas. George Okutho fazia-se acompanhar pelo representante da OIT em Moçambique, Ruben Vicente, para além da sua equipa de assistentes.