À margem da 113ª Conferência Internacional do Trabalho, que decorreu em Genebra, Suíça, a Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, reafirmou o compromisso do Governo de Moçambique em continuar a implementar políticas e programas voltados para a geração de postos de trabalhos produtivo e sustentável.

Durante a audiência com o Director-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert F. Houngbo, a Ministra reconheceu os desafios vividos no país após as eleições de 2024, que impactaram o sector do emprego. Ainda assim, garantiu que o Executivo, em coordenação com empregadores e sindicatos, está focado na formação técnico-profissional da juventude, como estratégia central para enfrentar os problemas de empregabilidade, tanto nas zonas urbanas quanto nas rurais.

A governante destacou também os esforços em curso para alargar a protecção social aos trabalhadores por conta própria, promovendo a formalização das actividades económicas informais.

Ivete Alane expressou, igualmente, o desejo de Moçambique em continuar a contar com o apoio da OIT na capacitação de quadros do sector do trabalho, em áreas como:

- higiene ocupacional;

- análise de riscos biológicos;

- segurança e saúde no trabalho;

- mediação e arbitragem laboral.

Além disso, reiterou o compromisso com o combate às piores formas de trabalho infantil e o empoderamento de mulheres e raparigas, em parceria com a OIT.

Em resposta, o Diretor-Geral da OIT elogiou o engajamento de Moçambique e reafirmou o apoio da organização à implementação de acções concretas em prol do trabalho digno e da justiça social no país. DCI/MTGAS