A Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, participou esta quinta-feira, 1 de Maio, nas cerimónias centrais alusivas ao Dia Internacional do Trabalhador, na Cidade de Maputo.

Acompanhada pelos dirigentes da OTM–Central Sindical e da CONSILMO, federações sindicais, parceiros sociais do Governo, a Ministra integrou a cerimónia de deposição de uma coroa de flores em homenagem aos Heróis Moçambicanos.

Na ocasião, Ivete Alane apelou à classe trabalhadora para manter-se firme e resiliente, num contexto em que muitas empresas procuram reconstruir-se após os impactos das recentes manifestações violentas que afectaram o tecido económico nacional.

Questionada sobre a aprovação dos salários mínimos por sector de actividade, a governante explicou que o processo poderá ocorrer no segundo semestre deste ano, altura em que se prevê maior estabilidade empresarial, impulsionada pelas medidas de recuperação económica em curso que estão a ser implementadas pelo Governo.

Por sua vez, o Secretário-Geral da OTM–Central Sindical, Alexandre Munguambe, expressou preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e suas famílias no contexto económico pós-eleitoral.

“Enfrentamos hoje um elevado custo de vida, sendo que a cesta básica de um agregado familiar de cinco pessoas está actualmente estimada em 42 mil meticais”, afirmou.

Munguambe lamentou ainda o comportamento de algumas empresas que têm dificultado a criação de Comités Sindicais, prática que configura violação da Lei do Trabalho e dos direitos laborais.

As celebrações do 1º de Maio foram marcadas, este ano, por desfiles em várias praças e avenidas do país.

DCI/MTGAS