Esta é a principal recomendação deixada por Merlen Mabote, membro do programa “Eu Amanhã”, implementado pela Plan International que no dia 16 e Maio corrente, simbolicamente assumiu a função de “Ministra por um Dia”, no Ministério do Trabalho, Género e Acção Social.
A iniciativa que foi apadrinhada pelo sector visa dar maior visibilidade a agenda das raparigas, ampliando as suas vozes, encorajando-as na luta pelos seus sonhos e aumentando a sua aprendizagem através de exemplos de conquistas, sucesso e superação.
Foi neste âmbito que Merlen Oscar Mabote, proveniente da Província de Inhambane, Distrito de Jangamo teve a oportunidade de dirigir uma reunião onde participaram membros do Conselho Consultivo do sector, com destaque para a Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane.
Na sequência, Mabote recomendou ao Governo a priorizar as campanhas de prevenção e combate às uniões prematuras e gravidezes precoces nas comunidades e escolas; criar espaços seguros onde as raparigas possam participar, especialmente nas comunidades rurais, com vista a melhorar a sua resposta em casos de violência e pobreza, principalmente as que vivem nas zonas de conflito ou desastres naturais.
Por seu turno, Ivete Alane assumiu o compromisso e aproveitou a oportunidade para destacar o esforço empreendido pelo Governo visando à redução dos elevados índices de uniões prematuras e gravidezes precoces em Moçambique.
“Esperamos que este acto sirva para inspirar raparigas a sonhar alto e a desenvolver competências de liderança”, concluiu. DCI/MTGAS