“A Inspecção do Trabalho é a linha da frente na defesa da legalidade, da segurança e da dignidade do trabalhador.
A vossa actuação deve ser firme, rigorosa e intransigente perante qualquer violação da lei. Mas deve também ser sensível e humana, reconhecendo que cada trabalhador é um cidadão que merece respeito, proteção e oportunidade.
É nesta combinação de autoridade e humanidade que reside a verdadeira força da Inspecção-Geral do Trabalho”. Palavras proferidas por Abdul Razak Amuzá Esmail, Secretário de Estado, Género e Acção Social, na sessão de abertura do workshop dedicado à promoção do Trabalho Digno no Sector da Construção Civil, realizado no dia 11 de Dezembro de 2025 pela Inspecção Geral do Trabalho com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O encontro juntou empregadores, trabalhadores, Instituições do Governo, instituições de ensino superior, sociedade civil, com vista a discutir as melhorias das condições de trabalho nas empresas deste sector, bem como o cumprimento voluntário da legislação laboral vigente no país.
Durante a sessão, o Inspector-geral Adjunto do Trabalho, Mário Serafim Xavier apresentou os resultados da campanha inspectiva realizada no sector, destacando que a acção inspectiva em questão era pedagógica, isto é não tinha missão punitiva, “a iniciativa reforçou a importância do diálogo social e da cooperação entre todos os intervenientes para garantir que os ambientes laborais sejam seguros, produtivos em estrita observância da legislação laboral vigente”. Sintetizou! DCI/MTGAS