A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, que se encontra em missão de serviço na Suíça, foi hoje, 13 de Junho de 2023, reebida em audiência pelo Director-Geral Adjunto (DGA) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), André Bogui.

Na ocasião, a Ministra Talapa agradeceu o apoio que a OIT tem prestado ao país em diversos domínios do sector do Trabalho e Segurança Social e falou dos avanços e consolidação do Diálogo Social Tripartido, do Projecto "MozTrabalha" e da Segurança Social, sua modernização, robusdez e implantação de infraestruturas nos distritos estando mais perto dos utentes e do melhorando dos serviços prestados.

Por seu turno, o DGA saudou Moçambique por ser modelo da implementação do Diálogo Social Tripartido e revelou ainda que o novo Director Geral da OIT, elegeu Moçambique como prioritário pelo que, assumiu o apoio para implementação de iniciativas de promoção do trabalho digno bem como no estudo actuarial e o estudo sobre modelo de fixação do salário mínimo, em curso.

Margarida Talapa agradeceu e reafirmou que no seu programa de governação, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, elegeu a promoção de emprego e a segurança social como parte das suas prioridades.

Talapa saudou igualmente a aprovação por consenso do plano e orçamento da OIT.

A Conferência Internacional do Trabalho, decorre na sede da OIT e conta com a participação dos Ministros que superintendem a área do Trabalho e Emprego bem como parceiros sociais. DCI/MITSS